Explicando Melhor

05:00


Explicando Melhor.



O objetivo dessa página é mostrar para os seguidores que a tão sonhada Casa inteligente já é realidade e já temos produtos ao nosso alcance para fazê-la. Outro ponto é que podemos ir realizando essa mudança gradativamente. Dito isso trouxe nos artigos anteriores as dicas iniciais de automações, usando equipamentos simples, fácil de instalar e usar, e aos poucos iremos avançar para equipamentos e soluções mais avançadas, desta forma, você será capaz de identificar e escolher a melhor opção para suprir suas necessidades.
         Dando continuidade á sequencia de artigos sobre automação, trago hoje alguns tópicos importantes para quem deseja automatizar sua residência.

  • ·        Sem fio ou Cabeada.
  • ·        Tipos de Frequências.
  • ·        Por onde começar.


Sem Fio ou Cabeada?




Uma das dúvidas mais frequente é saber qual tipo de solução basear seu projeto, uns perguntam se as soluções sem fio são as melhores ou se as cabeadas sempre serão a melhor opção, as duas opções são excelentes quando aplicadas por profissionais dedicados. Porem não existe uma resposta fixa para essa pergunta, pois isso depende do projeto, costumo adotar a máxima que se o projeto for muito grande, como por exemplo um galpão de 5.000 m2,  o recomendado é cabeado se for pequeno, uma casa de 500 m2 por exemplo, uma solução sem fio atende muito bem. Atualmente já existem muitos produtos sem fio que funcionam muito bem, com a comunicação baseado na frequência Z-Wave em vez da wifi ou bluetooth , faz desses mais seguros e funcionais.

Tipos de Frequência?




Frequências Quanto maior a frequência maior a atenuação do sinal ao enfrentar uma barreira. É por isso que a tecnologia Z-Wave é ideal para automação residencial, opera abaixo de 1Ghz (no Brasil em 921,4Mhz) com largura de banda suficiente e excelente performance.



A figura acima demonstra um comparativo entre um sistema WIFI em  2.4Ghz  e outro em 900Mhz (z-wave) quando enfrentam uma barreira. Note que a frequência menor sofre menos alteração ao enfrentar uma barreira, uma parede por exemplo.


Por onde Começar?




Agora que já conhecemos um pouco sobre as soluções que devem ser aplicadas e um pouco de tipos frequência disponíveis hoje no mercado, podemos começar a definir por onde começar a automatizar sua casa, como já foi citado anteriormente, você pode automatizar sua casa gradativamente para se adequar com cada mudança e não se frustrar com o sistema.

You Might Also Like

0 Comentários