Automação Residencial
12:55No mercado brasileiro, a definição de Automação Residencial (AR) surgiu como herança de Home Automation utilizado no mercado americano. Isso ocorre pelo fato de, no Brasil, os primeiros sistemas voltados para a automação de residencias serem oriundos de fabricantes americanos. Na Europa, o termo mais utilizado é Domótica - Junção da palavra latina Domus (casa) com Robótica (controle automatizado).
"É um processo que, usando diferentes soluções e equipamentos, possibilita ao usuário usufruir no máximo de qualidade de vida na sua habitação".Há alguns anos isso era visto apenas como ficção, coisa de filmes, bem longe da nossa realidade mais com o avanço da tecnologia isso foi se aproximando cada vez mais de nossas vidas.
Os eletrodomésticos inteligentes como a geladeira inteligente, que podemos monitorar o que está no seu interior á distancia usando o smartphone, realiza compras e ainda toca música, é apenas um exemplo de vários outros que já estão disponíveis no mercado. Nos dias atuais já é possível transformar nossa casa em uma residencia auto sustentável, diminuindo de forma gritante o desperdício de energia, água e proporcionando uma qualidade de vida melhor.
Lembra daquela lampada de era esquecida acessa ao sair de casa? ou a torneira da pia que ficou pingando o dia todo? ou o jardim que foi prejudicado por alguém ter simplesmente esquecido de regar? Então tudo isso já pode ser resolvido com uma simples solução de automação, afinal de contas no mundo frenético que vivemos é natural esquecer algumas coisas da nossa rotina.
Mas antes de sair automatizando tudo, o ideal é iniciar por algo que use diariamente, como controle de iluminação e jardim por exemplo, dessa forma poderá visualizar as funcionalidades e poderá aplicar em outras situações visando sempre facilitar sua rotina, pois o objetivo principal da automação residencial é proporcionar segurança sem abrir mão do conforto do seu lar.




0 Comentários